O teu futuro começa agora - Networking Parte I

Começo hoje uma série de artigos no blog dedicados às soft-skills escritos de universitário para universitário! 
Existem inúmeros artigos sobre esta temática mas eu queria partilhar um pouco da minha experiência e dar as minhas dicas. O primeiro artigo é dedicado ao Networking e dividi-o em duas partes. 


Ao contrário do que muita gente pensa o Networking deve começar na universidade! Daí ter escolhido o título "O teu futuro começa agora".  É durante o nosso percurso académico que nos devemos preocupar em construir uma sólida rede de contactos! 

Mas então o que é o Networking e para que serve? 
O Networking é a construção de uma rede de contactos de forma a podermos interagir com um número elevado de pessoas com interesses semelhantes aos nossos mas também de outras áreas, de modo a partilhar experiências, informações e recursos. A rede de contactos potenciará a criação de oportunidades relativamente a encontrar um estágio ou um emprego, receber informações sobre a nossa área de estudo ou até mesmo trocar ideias! 

Onde fazer Networking? 
Tal como referi em cima o Networking deve começar na Universidade! Enquanto universitários temos a oportunidade de atender eventos da nossa área de estudo e não só que nos permitem conhecer várias pessoas e abrir horizontes! Apenas temos de estar atentos à ocorrência destes eventos. 
  • Assistir a palestras, seminários, conferências da nossa área de estudo e de outras áreas que nos suscitem interesse. 
As minhas dicas: estar atento ao mail da faculdade pois enviam-nos vários mails sobre eventos científicos, assinar newsletters (dando como exemplo a minha área eu recebo no meu mail as últimas notícias sobre Food Science and Technology do Institute of Food Technology, mas também recebo a newsletter sobre a Mulher Excutiva), fazer um registo na plataforma Meetup (ao estarem registados nesta plataforma ficam a saber de vários eventos que ocorrem na vossa cidade das mais variadas áreas). 
  • Organizar um evento relacionado com a área de estudo (organizar um evento da nossa área dar-nos-á a oportunidade de contactar com os oradores, professores..)
  • Envolver-se numa actividade extra-curricular (andar na tuna, na júnior empresa, fazer voluntariado, para além de desenvolvermos as soft-skills, habituamo-nos a gerir melhor o nosso tempo) 
  • Fazer um estágio
  • Visitar feiras de emprego (permite-nos conhecer empresas, falar com os recrutadores e perguntar-lhes quais as características que um recém licenciado deve ter, melhorar o CV etc)
  • Marcar presença nas redes sociais: somos jovens, passamos imenso tempo na Internet porque não tirar partido disso? Criem um bom perfil no Linkedin e tirem partido dele.
As minhas dicas:  Seguir empresas e pessoas influentes no Linkedin da nossa área e não só, deste modo na vossa página inicial do linkedin receberão as principais notícias que as empresas publicam e assim estão actualizados, integrar grupos no Linkedin.


Em suma ser ativo e estar atento! Não estejam à espera que o vosso trabalho de sonho vos caia nas mãos! Vocês é que têm que trabalhar para ele! Quanto mais souberem, lerem, aprenderem da vossa área e não só melhor!  

O teu futuro começa aqui! Começa agora! 


>>>>> Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo. Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog aqui. Segue-me no facebook aqui. Instagram: filipa.figueira21 (https://www.instagram.com/filipa.figueira21/)

Filipa Figueira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apontamento(s)