Ano Novo Chinês - O ano do Galo de fogo

Sabiam que em Portugal há cerca de 20 mil chineses, metade dos quais vivem em Lisboa?
As celebrações do ano novo chinês em Lisboa são das mais icónicas do Mundo e como world citizen que sou não podia deixar de as ir ver! 
Embarquei nesta viagem à cultura chinesa logo no Sábado de manhã, ao assistir a um sonante desfile com muita cor e animação e de tarde assisti ao espectáculo cultural e vaguei pela feira tradicional. 
O ano de 2017 é para os chineses o ano do Galo de fogo. Continuem a ler para saber mais. 

Participantes do desfile 


O ano do Galo de fogo 

Calendário chinês 
O calendário chinês é um dos mais antigos do Mundo e ao contrário do nosso calendário, baseado no movimento solar, o calendário chinês rege-se pela combinação de movimentos solares e lunares. 
Um facto curioso é que este calendário não tem uma data fixa para começar, ao contrário de nós que começamos sempre dia 1 de Janeiro, o calendário chinês ocorre entre os dias 21 de Janeiro e 20 de Fevereiro. 

Este ano começará no dia 28 de Janeiro de 2017 e terminará no dia 15 de Fevereiro de 2018 e o galo de fogo será o animal regente. 

Porquê o galo de fogo? 
O Zodíaco chinês é constituído por 12 animais que são o rato, o boi, o tigre, o coelho, o dragão, a serpente, o cavalo, o carneiro, o macaco, o galo, o cão e o porco.
Segundo a lenda chinesa, Buda convidou todos os animais da floresta para uma festa de ano novo e prometeu uma surpresa a cada um deles. Para chegar a esta festa, que se realizaria no topo de uma colina, os animais tinham que atravessar um rio com uma corrente muito forte. 
A ordem dos animais no calendário chinês representa a ordem de chegada dos animais à festa (podem ler na Internet a história toda). 

Se tiverem curiosidade vejam qual é o vosso signo chinês. Eu fui ver qual era o meu :b 
calendário chinês 

Celebrações do Ano Novo Chinês em Lisboa 


Quando vi o programa das celebrações do Ano Novo Chinês em Lisboa não podia deixar de ir pois adoro abraçar novas culturas e ver outros costumes e tradições. 
Escusado será dizer que adorei! Comecei por ver o desfile, no Sábado de manhã na Avenida Almirante Reis e as suas cores, músicas, danças, fatos tradicionais levaram-me numa autêntica viagem à China. 
De tarde, vaguei pela feira tradicional onde vi os típicos recortes de papel (foto em baixo), várias peças feitas a partir da tecelagem do cânhamo (planta da família das Canabináceas, de onde vem também a cannabis) e ainda várias pinturas tradicionais chinesas. 
Por fim assisti ao espectáculo que teve várias danças, óperas e as muito conhecidas artes marciais chinesas. 
Recorte de papel 
Achei que as mulheres chinesas se pautavam por muita elegância e graciosidade em tudo o que faziam e por sua vez o homem, representava a força. 

Museu do Oriente 
Aproveitem para visitar o museu do Oriente no dia 28 de Janeiro! A entrada é grátis e de 27 a 29 de Janeiro decorrerão também actividades grátis que exigem inscrição prévia. Saibam mais aqui: http://www.museudooriente.pt/2829/ano-novo-chines-2017--------.htm#.WIUs0lOLRnJ

Ficam as fotos do desfile e do espectáculo. 

O desfile 









Espectáculo 















O meu nome escrito em chinês 

Filipa Figueira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apontamento(s)